Quando entrar com uma investigação forense computacional.
- gustavokoketsu
- Jun 21
- 1 min read
Updated: Jul 1

O processo de uma investigação forense computacional tem como principal objetivo revelar a trilha digital de maneira legal e técnica a fim de contribuir com a resolução de um caso. Para isso, contamos as seguintes etapas no processo de identificação e análise, como identificar as evidências digitais deixadas, garantir a integridade das provas, analisar e reconstruir eventos para aprofundar a trilha evidenciada, e ao realizar essa análise é fornecido os dados para apoiar quando necessário o processo legal e auxiliar na prevenção de incidentes.
Não basta apenas termos a suspeita por exemplo de algum vazamento de dados de um funcionário ou de uma possível concorrência digital entre concorrentes. O nível da investigação é profundo e é fundamental analisar como um gestor o melhor momento para o uso desta técnica, já que o custo e investimento para este levantamento de evidências é apurado e muitas vezes bem representativo para os suportes jurídicos legais, que terá o relatório técnico para utilizar como embasamento em sua defesa.
Tivemos exemplos de casos que é mais indicado a dispensa do funcionário suspeito do que o investimento em uma análise forense computacional uma vez que o tamanho de recurso do funcionário não condiz com o tempo necessário para a investigação.
Para isso, iniciarmos a conscientização das boas práticas e revisar a política de segurança da informação sempre será o norte inicial para estruturar a organização da informação de uma empresa, contribuindo assim para o fortalecimento na coleta de logs e dados gerados internamente e externamente da empresa uma vez que com as diretrizes certas as trilhas digitais do negócio ficarão mais segura.

