Pra que investir em cibersegurança?
- gustavokoketsu
- Oct 24
- 2 min read
Em nossas postagens abordamos notícias de ataques cibernéticos, conceitos e divagações, sempre com o intuito de trazer um pouco do que acontece no mundo digital e propor uma certa familiarização aos riscos que estamos expostos mesmo onde não percebemos. Neste artigo, porém vamos abordar um outro lado, o lado de quem investe em cibersegurança e por que fazê-lo.
Estratégia não é aposta
Investir em cibersegurança não é uma decisão prazerosa, pois não vislumbra um ganho, como em produtividade e redução de custos, mas sim evitar uma perda, como uma parada forçada ou a perda dos dados e, consequentemente, informações. Isso mexe diretamente com a cabeça do empresário, pois enfrentamos os mais variados desafios na sobrevivência da empresa, como produtividade, concorrência, tributação, vendas, que sequer parar para pensar sobre isso já parece custoso, quem dirá destinar recursos à área de segurança digital, logo a decisão mais comum é aceitar esse risco sem nem ao menos ter noção de qual o tamanho desse risco.
Qual o tamanho da mordida?
Buscamos alguns dados sobre o que acontece com as empresas que sofrem ataques cibernéticos e podemos observar, conforme a Howden, empresa de seguros britânica, a média de perda em um ataque nas grandes empresas do Reino Unido é de 2% do faturamento anual. Seguindo modelos de benchmarks que sugerem destinar cerca de 0,5% do faturamento anual para iniciar o básico em segurança, podemos calcular um retorno em proteção de investimento de 300%.

Claro que esse cálculo é uma projeção com as estatísticas do Reino Unido e nessa estatística estão apenas os incidentes reportados, sabemos que há uma gama de incidentes não reportados, seja para evitar exposição à opinião pública seja para não serem aplicadas as leis de proteção de dados que são rigorosas em países mais desenvolvidos, mas a lição que tiramos é que um país que já segue uma aplicação mais rigorosa da segurança digital e proteção dos dados naturalmente tem um risco menor em relação a um lugar onde as leis vigentes não possuem o mesmo rigor e mesmo assim o retorno em proteção é significativo.
O que se pode fazer?
Em um cenário onde o risco é alto, e as perdas são significativas, aceitar o risco sem ao menos compreendê-lo é, de fato, a decisão mais custosa. Nossa missão é desmistificar o tamanho dessa mordida e transformar o custo de evitar a perda em um investimento em tranquilidade e continuidade. Encare a segurança digital como um pilar estratégico que, comprovadamente, oferece um dos maiores retornos de proteção para o seu negócio.



