O que o cibercrime tem a ver com o meu negócio?
- anzemis
- Nov 18
- 2 min read

Nunca o tema foi tão falado e trazido à luz: o que o cibercrime tem a ver com o meu negócio? A globalização não trouxe somente o impulsionamento para a quebra de barreiras e a abertura de novos mercados, mas também muito aprendizado, acompanhado de criatividade e da reflexão sobre o real valor da informação — e o que podemos fazer com ela.
Atualmente vivemos uma transformação intensa nos mercados: novas barreiras, novos produtos, novas tecnologias, tudo avançando em velocidade exponencial com a implementação da inteligência artificial. E não é apenas a sociedade que está se adaptando a essa nova dinâmica; as empresas também buscam novos mercados e oportunidades. Paralelamente, o cibercrime, cada vez mais robusto, criativo e flexível, nos faz refletir sobre o poder e o preço que nossos dados e informações têm. O custo real que um vazamento pode causar — ou até mesmo para quem esses dados podem parar — é enorme.
Muito além das aparências
Diante de todo esse cenário, cabe às empresas pensarem fora da caixa e compreenderem que não podemos enxergar apenas o que sabemos. Pelo contrário: estamos sendo observados e analisados quando menos imaginamos. A forma como vamos lidar com esse momento é um dos principais pontos para uma tomada de decisão estratégica em relação à segurança da informação. Hoje, o cibercrime compila dados e escolhe o melhor momento, o melhor cenário e o melhor “cliente” para vender aquilo que coletou — tudo de forma extremamente limpa, planejada e organizada.
Danos irreversíveis
Por isso, para a sobrevivência dos negócios, a segurança da informação tornou-se inegociável. Um protocolo inicial bem estruturado e continuamente monitorado nos garantirá o tempo de resposta necessário para mitigar danos, preservar a reputação e assegurar a continuidade das operações. Investir em segurança da informação deixou de ser uma escolha estratégica e passou a ser uma responsabilidade essencial para qualquer empresa que deseja permanecer competitiva e confiável em um ambiente cada vez mais digital, veloz e vulnerável.

